Tomou notória repercussão o caso criminoso de ataques e ofensas racistas sofridos pelo jogador brasileiro, Vinícius Júnior, na "Lá La Liga" (Vírgula) campeonato profissional de futebol na Espanha. O caso não é isolado e a manifestação do racismo no futebol é só mais uma expressão de uma sociedade profundamente racista e um exemplo de que o termo "preconceito racial" não serve para descrever essa forma de opressão. (Formule a tese)
O professor Silvio Almeida, em seu livro "O que é racismo estrutural" (2019) (Vírgula) também é crítico do uso do termo "preconceito racial", pois essa expressão deixa implícito que está forma de opressão se dá puramente pela ignorância daqueles que a praticam, quando na realidade o racismo é um fenômeno que tem formas históricas diferentes em tempos diferentes, além de particularidades em recortes geográficos. O racismo na verdade é uma relação dialética entre a ideologia de uma classe dominante em sua maioria expressiva composta por brancos e que assimila valores e vícios às pessoas negras, mas também é fruto das condições matérias materiais dessa demografia e é um fenômeno estrutural e estruturante para perpetuação do modo de produção capitalista, se manifestando de diferentes maneiras, mas igual intensidade, no seu centro e sua periferia em todas as esferas da vida social, inclusive na indústria cultural, na qual o esporte se insere. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Sob esse prisma, pode-se afirmar com certa segurança, que não existe uma ideia predominante de que o negro não jogue futebol tão bem quanto o branco, mesmo porque o jogador reconhecido como "maior de todos os tempos" ou "rei do futebol", (Sem vírgula) foi um homem negro, Édson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O racismo no futebol é somente um sintoma, que um termômetro social torna visível nos estádios, nas televisões e nas redes sociais, portanto, longe da pretensão de abolir o racismo, mas pensando em como minimizar seus efeitos em determinados espaços é necessário atuar na pluralização desses espaços, criando mais espaços públicos de esporte, cultura e lazer gratuitos e formativos, especialmente mas nas periferias do Brasil onde a demografia é predominantemente negra, além de punições mais severas, como a equiparação do crime de injúria racial, que prevê penas mais brandas ao crime de racismo, este hediondo e inafiançável, o que diminuiria severamente a certeza de impunidade que muitos que comentem esse crime tem. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |