O racismo é um assunto recorrente na mídia e entre a sociedade, repudiada e inafiançável. Porém, apesar de todo repúdio a esse ato desumano, o problema ainda existe, e dessa vez, até mesmo dentro de campo no país do futebol, onde mais da metade da população é negra ou parda. (9Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O problema do racismo no futebol não é de hoje, desde o século XX, quando o futebol ganhou força, já havia relatos, muitos em países europeus. Conforme países latinos também adotavam esse esporte, começou a propagação de falas racistas nos jogos na América também, muitas das vezes vindo de torcedores, uma forma de ofensa para afetar o jogador, seja por ser do time rival, cometido um erro, ou até mesmo com "simples" intuito de propagar o ódio. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Um caso recente de racismo, (Sem vírgula) foi contra o famoso jogador Neymar, que jogava pelo famoso time de Paris, um dos jogadores soltou frases ofensivas comuns em relatos de vítimas de racismo. O fato teve repercussão mundial e trouxe popularidade um tema que ainda traz problemas. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar do racismo dentro de campo, também há relatos que acontece fora dele, muitas das vezes disfarçado de "meme" em redes sociais. Grupos engajados na internet compartilham ódio a jogadores que assumiram a função em times mais famosos, a intensidade pode aumentar por conta da cor de pele, assimilando sua etnia a seus erros (Vírgula) ou até mesmo problemas do time. Pelo engajamento desses grupos, o problema já existente do racismo assume o campo, mostrando que ainda existe e deve ser debatido. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dito isso, fica perceptível que os grupos de torcedores, que podem ter atividade recorrente nas redes sociais propagando o ódio, precisam ser banidos pelas empresas responsáveis por esses serviços. O governo federal também pode fazer o seu papel, fazendo campanhas conscientizadoras em escolas de como o respeito pode melhorar o esporte como um todo, e percepção que mesmo profissionais do ramo podem cometer erros. Uma maior investigação por parte da Policia Federal contra grupos de torcedores organizados também pode contribuir, aliada a maior debate sobre racismo nas escolas, visto que o racismo é passado dos pais aos filhos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |