É notório que o racismo sempre esteve presente no futebol, principalmente em países no qual seu povo é predominantemente de pele branca. Dentre tantos motivos relevantes, temos: indivíduos de pele preta sendo o melhor jogador e (Vírgula) assim, se destacando em detrimento de seus rivais de pele branca. Levando à irá os torcedores racistas de seus clubes. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese)
Sabe-se que nesses países é indiscutível que há muito racismo, seja nos esportes ou fora. Tomando como exemplo a Espanha, país que ficou notoriamente conhecido pelos seus vários episódios racistas no futebol. (Problemas no encadeamento das ideias) Tais como: incontáveis insultos racistas a jogadores brasileiros famosos, dentre eles, Daniel Alves, Vinícios Junior. (Reestruture a discussão apresentada)
(Reveja a estratégia coesiva) Portanto, está na hora de tais países implementarem leis para combaterem estes atos racistas sob pena de multas e prisões dos racistas, até mesmo punições severas aos clubes que não tomarem as medidas cabíveis dentro da lei, para conscientização de seus torcedores. (Parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse contexto, a comunidade internacional, bem como a ONU (Desenvolva a sigla), começarem a chamarem a atenção de representantes de tais países, (Sem vírgula) para uma conversa diplomática sobre o caso, como forma de endurecerem suas regras e não deixarem que casos isolados de insultos racistas nos estádios de futebol na Espanha; não tomem rumos perigosos. (Truncamentoo) Visto que, sem medidas que elevem a consciência dos racistas sob o qual não há lógica nos seus comportamentos, o irão deixarem livres para espalhar essa disseminação nociva por toda a parte, como bem quiserem, e, para que não cometamos o mesmo erro dos nazistas do passado. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |