[Sem título] - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 14/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A maioria das crianças sonham em ser jogadores de futebol, quando crescem muitos até se tornam jogadores, o problema começa quando esse sonho vira pesadelo para as pessoas negras ou mestiças, que sofrem o racismo dentro e fora do campo dia a pós após dia, na maioria das vezes os agressores saem sem nenhum tipo de punição, deixando a vítima com as consequências do ato. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)

Em primeira instância, o período mais sofrido para os negros foi a escravidão, em que o racismo tirou dessas pessoas sua dignidade, suas origens, sua história e passaram a ser vistos e tratados como animais. Infelizmente esses problemas estão enraizados em nossa sociedade e hoje em dia, (Sem vírgula) até o jogador mais famoso, sendo negro, está sujeito a sofrer preconceito por sua cor, de torcedores, colegas de campo, treinadores e entre outros, forçando-o muitas das vezes a abandonar uma partida de futebol com medo de ser atacado fisicamente. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a frequência com que um jogador sofre preconceito, (Sem vírgula) cria o medo de sair em público e ser atacado por torcedores rivais, em muitos casos a vítima desenvolve problemas psicológicos como ataques de pânico, ataques de ansiedade e depressão, comprometendo seu desempenho profissional e sua qualidade de vida. Portanto, é de suma importância que os agressores tenham suas devidas punições para que os jogadores venham viver dignamente. (Reestruture a discussão)

(Reveja a estratégia coesiva) Concluímos Concluí-se, que o racismo pode acabar com uma carreira e com uma vida. Por isso a comissão técnica, grupo de trabalho encabeçado pelo técnico, junto com a segurança estadual e municipal, deveriam deve adotar medidas de punições para os indivíduos que destratarem qualquer jogador, punições como, (Sem vírgula) pagar multa, ser retirado do estádio e até ser preso, com a finalidade de aos poucos acabar com essa cultura que está tão enraizada em nossa cultura. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200