Na contemporaneidade, o racismo, infelizmente, é um fenômeno muito presente e acontece quando torcedores xingam ou fazem algum sinal racista aos jogadores em campo.
Um exemplo (Vírgula) ocorrido recentemente, é o do jogador de futebol do Real Madrid e também da seleção brasileira, Vinícius Júnior, o qual foi chamado de macaco pela torcida adversária. (Formule a tese)
O jogador Pelé, (Sem vírgula) representa uma figura importante na luta antirracista devido a sua influência como lenda futebolista e já que já foi alvo inúmeras vezes de discriminação, especialmente em jogos fora do Brasil. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o filósofo Francis Baccon (Dois pontos) “as condutas, assim como as doenças, são contagiosas” (Ponto final) Seguindo essa linha de pensamento (Vírgula) percebe-se que a população é por si preconceituosa e racista, então quando presenciam alguma injúria racial que não é penalizada de maneira adequada, se sentem garantidos a compactuar e efetuar também. Salientando que não ocorre a devida punição aos praticantes desse crime, porque se os mesmos fossem punidos, os demais não se sentiriam na “liberdade” de praticar. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe aos órgãos governamentais – cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos – dispor das leis de maneira adequada para que quem praticar racismo cumpra pena por injúria racial, (Justaposição) ademais, deve oferecer maior segurança e suporte para os estádios, investindo em câmeras de segurança de alta qualidade para que consigam revelar o ator autor do crime de maneira rápida, também, polícias para que retirem o racista do estádio ou do meio em que estiver inserido. Já a população em geral deve ajudar em campanhas e se conscientizar, afinal, não precisa ser negro para lutar contra o racismo, só precisa ser humano. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |