Em sua obra "A Rainha Vermelha", a famosa autora contemporânea Victoria Aveyard retrata uma sociedade dividida pelo sangue, vermelho e prateado, (Melhore a coesão) Mare e sua família são vermelhos e destinados a servir uma elite prateada, a classe alta. Fora da ficção, é evidente que essa problemática se faz presente, indo de encontro com as diferenças em relação à cor da pele. Diante disso, a conjuntura dessa análise configura-se no Brasil atual, haja vista que o racismo no futebol está crescendo no país. Essa realidade se deve, essencialmente, à negligência governamental e à banalização da população que se mostra impassível na resolução do problema. Sendo assim, é necessário encontrar soluções para uma melhor sociabilidade. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, conforme a Constituição de 1988, direitos básicos são assegurados a todos os cidadãos, dentre eles, a saúde, a educação, o emprego e a dignidade. Entretanto, isso, muitas vezes, encontra-se na teoria para parcelas da população, como os negros, que têm — nos campos de futebol, nos âmbitos de trabalho e nas redes sociais — o direito à dignidade humana ferido, mas não há multas severas e nem prisões a quem pratica a difamação com o próximo, reverberando em um claro descuido do governo que não dá a devida importância ao crime (Reestruture a discussão). Por conseguinte, quando os infratores não são punidos, corrobora para o aumento de atos racistas, incentivando e normalizando o preconceito. Nesse sentido, no futebol, o posicionamento e o apoio dos jogadores, da torcida e da mídia, são necessários para combater esse crime.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a banalização da população agrava o imbróglio. Segundo o conceito de "Banalidade do Mal", da filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, a sociedade passa a vê-la como banal. Nessa linha de raciocínio, quando não há denúncias e nem movimentos anti-racistas, as pessoas começam a banalizar o preconceito, se mantendo em silêncio ao invés de denunciar, e isso se configura como um terrível desafio para o combate ao racismo. Como consequência, muitas vítimas sofrem com a humilhação a que são submetidos, acarretando sérias doenças psicológicas e deixando traumas difíceis de serem superados (Explore mais essa discussão). Desse modo, é importante lembrar que a luta contra o racismo é de todos e não apenas das vítimas.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que as dificuldades geradas pelo racismo no futebol são obstáculos difíceis de serem superados. O governo, portanto, deve aperfeiçoar a legislação, de modo que as punições se tornem mais rígidas e adequadas para a gravidade do crime, ao mesmo tempo, cabe também ao Ministério da Educação — órgão responsável pelo sistema de ensino —, conscientizar a população sobre o racismo e suas consequências, por meio de campanhas educacionais nas redes sociais e palestras presenciais, a fim de diminuir os atos racistas e direcionar a sociedade para a construção de um país mais respeitoso e igualitário. Dessa forma, pode-se atenuar o preconceito retratado em A Rainha Vermelha. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |