Joaninha - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 14/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o pensador francês Voltaire, "Preconceito é opinião sem conhecimento". Apesar de a sociedade ter passado por uma evolução gradual de pensamentos e opiniões ao decorrer dos séculos, a frase de Voltaire ainda se aplica no panorama atual em diversos contextos, como no futebol. Um esporte que deveria ser exemplo em diversidade étnica (Vírgula) na verdade tem seus jogadores como alvo de racismo durante as partidas. Isso ainda prevalece devido ao racismo enraizado que se estende em muitos países, como na Espanha, além da negligência das ligas de futebol que não punem devidamente os racistas. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, é de extrema importância ressaltar o racismo enraizado na sociedade que se perpetua até hoje, seja de forma contida, ou descarada (Vírgula) como acontece nas partidas de futebol. O fato de que a diversidade étnica e cultural está tomando cada vez mais espaço no futebol decepciona os torcedores preconceituosos, pois desmistifica a ideia de que o homem branco é o centro de tudo. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe pontuar a relevância que as ligas de futebol têm no âmbito esportivo de prevenir e punir os torcedores que cometam racismo durante as partidas, uma vez que lhes é permitido paralisar o jogo em casos como esse, como também o árbitro pode e deve expulsar jogadores que também sejam racistas (Reestruture a discussão). Paralelamente a isso, quando essas medidas não são aplicadas pelas ligas, os casos continuam se intensificando e os racistas se sentem cada vez mais impunes por não responderem pelos seus atos, sendo assim, essas associações de futebol também têm uma parcela de culpa, conforme disse Desmond Tutu, "Se você ficar neutro em uma situação de injustiça, você escolhe o lado do opressor". (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é inquestionável a necessidade de regras no futebol que pare esse racismo desenfreado, começando pelas ligas que devem pôr em pratica as medidas antirracistas já existentes, e caso não cumpram, a Fifa (Federação Internacional do Futebol) deve impor multas para as ligas, além de solicitar a expulsão de jogadores racistas dos times e promover campanhas contra o racismo tendo a frente jogadores de diversas etnias e cores, para assim, (Sem vírgula) dar um fim ao racismo no futebol. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200