O Apartheid, um movimento segregacionista ocorrido na África, tinha por objetivo garantir privilégio à população branca. De forma similar, ocorre a segregação racial no futebol brasileiro, o que cria a urgente necessidade de superação da mente retrógrada da população. Nesse ínterim, percebe-se a negligência estatal em refutar tal mentalidade. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse sentido, percebe-se o pouco interesse político em assegurar uma educação escolar baseada no respeito em meio social (Cuidado. Afirmação tendenciosa). Isso não ocorre porque, como dito pelo ex-presidente da África Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, evidencia-se a invisibilização dos atos segregacionistas, o que fortalece as injustiças sociais. Desse modo, tem-se um país que naturaliza o preconceito, deixando a maior parte da população em estado vulnerável à a estas ocorrências.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítida as dificuldades de promover um ambiente escolar intolerante ao preconceito racial. Como já estudado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, uma instituição, de modo a ignorar sua função original, pode ser considerada em estado de “zumbi”. Assim, o Brasil torna-se um país a favor da discriminação (Reestruture essa discussão). Logo, esses indivíduos têm seus direitos totalmente negligenciados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário superar os entraves do preconceito racial. Logo, o governo federal, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social, deve criar o Projeto Todos Contra o Racismo (PTCR), de modo a atuar em todas as escolas dos 5.570 municípios brasileiros. Dessa forma será possível formar cidadãos cientes do modo a se viver em sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |