Wendell - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 14/06/2023

Status:

Corrigida
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O Apartheid, um movimento segregacionista ocorrido na África, tinha por objetivo garantir privilégio à população branca. De forma similar, ocorre a segregação racial no futebol brasileiro, o que cria a urgente necessidade de superação da mente retrógrada da população. Nesse ínterim, percebe-se a negligência estatal em refutar tal mentalidade. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse sentido, percebe-se o pouco interesse político em assegurar uma educação escolar baseada no respeito em meio social (Cuidado. Afirmação tendenciosa). Isso não ocorre porque, como dito pelo ex-presidente da África Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, evidencia-se a invisibilização dos atos segregacionistas, o que fortalece as injustiças sociais. Desse modo, tem-se um país que naturaliza o preconceito, deixando a maior parte da população em estado vulnerável à a estas ocorrências.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é nítida as dificuldades de promover um ambiente escolar intolerante ao preconceito racial. Como já estudado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, uma instituição, de modo a ignorar sua função original, pode ser considerada em estado de “zumbi”. Assim, o Brasil torna-se um país a favor da discriminação (Reestruture essa discussão). Logo, esses indivíduos têm seus direitos totalmente negligenciados.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário superar os entraves do preconceito racial. Logo, o governo federal, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social, deve criar o Projeto Todos Contra o Racismo (PTCR), de modo a atuar em todas as escolas dos 5.570 municípios brasileiros. Dessa forma será possível formar cidadãos cientes do modo a se viver em sociedade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200