Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que o racismo no futebol ainda acontece. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da educação deficitária e do preconceito. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a discriminação. Segundo o filósofo Voltaire, o preconceito é opinião sem conhecimento. Sendo assim, podemos dizer que as pessoas estão vivendo em grande ignorância, visto que a aversão às comunidades afrodescendentes deveria estar no passado e não ser uma questão atual. Assim, aprendendo com nossos erros, daríamos fim a essa opressão e nossos jogadores não passariam por tamanha humilhação em campo, lugar onde deveriam ser prestigiados independente de raça ou etnia. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a lacuna educacional como outro fator, (Sem vírgula) que contribui para a discriminação no futebol no Brasil. Posto isso, de acordo com o pensador Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto, podemos concluir que o preconceito é fruto de ensinamentos ruins, adquiridos em sociedade (Melhore a apresentação dessa discussão). Portanto, as escolas deveriam educar os cidadãos de maneira a conhecerem outros povos e nações, respeitando a diversidade de raças, religiões e culturas. Dessa forma, a educação faria a nossa comunidade progredir.
(Boa estratégia coesiva) Logo, é imprescindível atuar sobre este problema. Para isso, o Ministério da Educação, cuja função é promover o ensino de qualidade para nosso país, deve criar novas metodologias de ensino, por meio de palestras e cartazes nas escolas, com o fito de acabar com a ignorância e consequentemente com o racismo. Tal ação, (Sem vírgula) deve poderia se estender para locais públicos, a fim de atingir todo um país. Desse modo, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |