redação da bibi;) - mês de junho:) - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 14/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O racismo infelizmente é algo real e ainda muito presente na nossa sociedade e no mundo. No futebol (Vírgula) onde deveria existir um ambiente de competitividade seguido de respeito (Vírgula) muitas vezes presenciamos atos racistas. O fato de isso acontecer pode se dar pela falta de punição devida a esse tipo de situação e também por ser um ambiente repleto de rivalidade acaba passando despercebido esse tipo de situação, sendo justificado com algo “normal” para um jogo de futebol. Apesar de ser um jogo de futebol onde vemos pessoas empolgadas por seus times, não deveria existir preconceito nos estádios e em nenhum lugar, pois discriminar e desrespeitar alguém por sua cor é, e deveria ser sempre inaceitável
 
Nos últimos meses (Vírgula) devido a uma situação envolvendo o jogador Vinicius júnior que atualmente joga no real Madri (Vírgula) foi levantado muitos questionamentos sobre a presença do racismo no futebol e como proceder diante de uma situação tão triste com esta. O racismo no ambiente futebolístico já é presente a  há muitos anos tanto no Brasil como no resto do mundo (Melhore a apresentação dessa ideiaa). Podemos pegar como exemplo o que aconteceu com o jogador Everton Luís no ano de 2017, quando jogava o clássico Sérvio, estrela vermelha contra Partizan, o jogador que na época jogava para o Partizan saiu de campo em prantos e sendo consolado por seus companheiros pois havia sido vítima de racismo. Assim como essa situação existem muitas outras e muitas delas nem ao menos recebem repercussão. Diante disso percebemos infelizmente o lugar que deveria ser cheio de competitividade é levado para uma rivalidade que ultrapassa os limites. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) De fato, o futebol sempre foi algo competitivo com uma doze  dose de rivalidade e aquela empolgação por ver os times jogarem e na esperança do nosso time ser aquele que leva a vitória (Melhore a coesão). Isso faz parte da cultura brasileira, visto que o nosso país é em todo mundo reconhecido por seus jogadores com “raça” e um futebol marcante. Um exemplo disso é que desde os tempos do Pelé até os dias de hoje podemos ver essa rivalidade presente entre os brasileiros e os argentinos, na discussão de quem foi o melhor jogador de todos os tempos. Mesmo que haja a rivalidade presente isso não dá espaço para que ela seja ultrapassada para o desrespeito, discriminação e diminuição de ninguém, pois um esporte tão lindo que une povos do mundo todo não deveria ser marcado por esse tipo de atitudes (Reelabore). Sabendo que o futebol é algo de extrema relevância no mundo todo e que ele por si só é um esporte que inspira muitos jovens (Vírgula) precisamos buscar soluções para combater o racismo, assim mantendo marcas positivas e inspiradoras e nos opor a situações inaceitáveis como o racismo. No livro "o vendedor de sonhos" o autor brasileiro Augusto Curry cita uma frase que expressa muito o impacto que o preconceito causa: “a crítica fere uma pessoa, o preconceito anula-a". (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude disto (Vírgula) precisa haver punições para qualquer tipo de situação de racismo, a saber que é um crime, e diante disso evidenciar a gravidade de uma atitude como esta. A fim de que possamos estar formando uma sociedade conscientizada precisamos ser mais intencionais com relação a presença do racismo, entendo que a futura geração é inspirada pelo exemplo, então garantir que esses exemplos sejam bons e sólidos é de suma importância. Que possamos ser uma sociedade que saiba lidar com essas atitudes e situações de uma forma madura, tendo a certeza de que ninguém seja anulado por ser o que é, tomando as providências necessárias para quem pratica atos racistas seja punido, e quem foi vítima possa ser abraçado. Dessa forma tornando o futebol mais lindo e rico, e que através dele haja uma conscientização em toda a nossa sociedade sobre o valor que todos nós temos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200