“Macaco” foi uma das palavras dirigidas a Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, na maioria dos jogos nos quais participou na Espanha. O comportamento hostil da torcida reflete e alimenta a violência contra indivíduos marginalizados, uma vez que estes também são privados de oportunidades no âmbito socioeducacional. (Formule a tese)
Primariamente, vale ressaltar a discriminação aplicada numa conduta agressiva em questão. Em 2020, George Floyd, (Sem vírgula) foi estrangulado por um policial branco após uma abordagem bárbara, sendo esta movida por uma prepotência racial enraizada no corpo social. Contudo, ao denunciarem casos semelhantes, as vítimas são oprimidas por não ganharem credibilidade, estimulando, assim, o ciclo do ódio. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isso, a diferença no acesso à educação faz-se uma consequência do preconceito estabelecido. Tal como o filme “Estrelas Além do Tempo” evidencia como a prática segregacionista impede a sociedade de evoluir, visto que, (Sem vírgula) o reconhecimento digno tenha sido atribuído tardiamente às protagonistas. Dessa maneira, a falta de incentivo e mérito ao estudo contribui para a evasão escolar entre cidadãos, majoritariamente, negras e de baixa renda. (Reestruture e explore as ideias com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É indubitável que a inferiorização de pessoas não-caucasianas, bem como a replicação de expressões opressivas, acarretam graves resultados na coletividade. Portanto, cabe ao governo federal, recorrendo ao Poder Legislativo, remodelar leis antirracistas e aumentar suas punições, a fim de assegurar a segurança de afrodescendentes em quaisquer locais. Além disso, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), deve promover iniciativas na educação por meio de programas de integração social pelo esporte e palestras sobre diversidade e moralidade. Dessarte, o racismo no futebol será extinguido como reflexo das ações na população. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |