Racismo no futebol - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 14/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O primeiro clube de futebol foi fundando por origem europeia e seus praticantes, no início, teriam que ser frequentados por apenas por pessoas brancas se  da elite da sociedade. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Uso indequado do operador argumentativo) Portanto (Vírgula) no Brasil (Vírgula) antes de 1900 futebol era apenas um esporte de branco. Porém hoje em dia maior parte do futebol é de homens negros, assim como existiram diversos grandes jogadores, como o Pelé, antes de seu falecimento era considerado o “Rei do Futebol”. (Reestruture e explore a discussão com clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Mas infelizmente muitos jogadores sofrem racismo ainda por o futebol ser muito elitizado, pois hoje quem tem condições para ir a um estádio normalmente são brancos que têm um custo financeiro maior, onde a maioria também por ser de classe alta discriminaliza negros. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200