O primeiro clube de futebol foi fundando por origem europeia e seus praticantes, no início, teriam que ser frequentados por apenas por pessoas brancas se da elite da sociedade. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Uso indequado do operador argumentativo) Portanto (Vírgula) no Brasil (Vírgula) antes de 1900 o futebol era apenas um esporte de branco. Porém hoje em dia a maior parte do futebol é de homens negros, assim como existiram diversos grandes jogadores, como o Pelé, antes de seu falecimento era considerado o “Rei do Futebol”. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Mas infelizmente muitos jogadores sofrem racismo ainda por o futebol ser muito elitizado, pois hoje quem tem condições para ir a um estádio normalmente são brancos que têm um custo financeiro maior, onde a maioria também por ser de classe alta discriminaliza negros. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |