É notório que atos de racismo na sociedade é um problema não só local (Vírgula) mas global. (Melhore a contextualização) Dentre outros fatores, destaca-se a ausência de leis rígidas e um sistema de justiça deficiente, o qual se vê quase que impossibilitado de agir por seus meios técnicos (Vírgula) e também por não existir uma forma eficaz para reprimir suas causas. (Muito bem. Formulou a tese)
Certamente a prática do racismo pode causar problemas na vida de quem sofre, como doenças psicológicas e psiquiátricas, a falta de leis para reprimi-la, torna esse um problema frequente e cotidiano, prejudicando assim a vida dessa parte da população que sofre discriminação e antagonismo por parte de quem a pratica. (Argumentação limitada. Não retomou a tese. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais destaca-se o enfraquecimento do Estado no que se refere á à investigação, produção de provas e processos de criminosos. Acrescenta-se também um grave problema, pois em 2015 os casos de racismo no futebol cresceram 85% comparados a 2015 (Apresente a fonte do dado), passando a ser um problema cada vez mais consueto. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma percebe-se a ineficácia do Estado e do mundo todo no que se refere às metodologias antirracismo. São necessárias politicas públicas que permitam maiores atividades ao combate e a exoneração dessas práticas. Ademais são indispensáveis investimentos na área de segurança, a implementação de delegacias especializadas em políticas antirracismo, novas tecnologias e canais de denúncias para aqueles que praticam esse tipo de discriminação (Vírgula) e também uma reforma nas leis antirracistas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |