[Sem título] - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 13/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a declaração feita em 1990 do  pelo jogador Pelé, "Não existe mais espaço para se jogar futebol nas grandes cidades. Os jovens pretos são as primeiras vítimas desse fenômeno". Reportando essa questão para o cenário atual, constata-se que há dois grandes fatores para o racismo no futebol: o legado histórico e a negligência social. Sob essa ótica, faz-se necessário compreender o fenômeno e buscar soluções para resolvê-lo. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira instância, deve-se destacar que um dos agentes causadores para o racismo no futebol é o legado histórico. Acerca disso, Charles Darwin, com o evolucionismo social, declara que a sociedade é dividida em três classes, sendo elas: bárbara, primitiva e civilizada. Os negros estavam classificados como bárbaros e os europeus como civilizados. Isso ocorre, no futebol, porque muitos países ainda guardam costumes ultrapassados que seguem a linha de pensamento dessa teoria. Logo, quando há, por exemplo, partidas com times que são constituídos por pessoas de pele mais escura, os racistas que ainda acreditam nela, (Sem vírgula) proferem palavras de cunho racista com o intuito de ofender os jogadores. Nesse contexto, instaura-se um panorama lamentável o qual não contempla com os princípios de uma nação democrática. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, um outro agente causador para o do racismo no futebol é a negligência social. Quanto a esse fato, o filme "Raça" conta a história de um jogador afrodescendente que, durante as olímpiadas - onde eram disseminadas ideias de superioridades de raça - da época nazista, ganhou quatro medalhas e fez Adolf Hitler se retirar do estádio. Esse fato se justifica, pois, naquele período e atualmente, a sociedade não se impõe sobre essas questões problemáticas, visto que, (Sem vírgula) elas acabaram se tornando banalizadas com o tempo devido a essa falta de atenção e empatia (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, muito atletas passam constantemente por casos de injúria racial, porém, observa-se que é passado despercebido por muitos, chegando a não ser comentado na mídia. Sob essa perspectiva, a dificuldade de conseguir chegar em um país sustentável fica maior.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o racismo no futebol deve ser combatido. Dessa forma, cabe à mídia e ONGs (Desenvolva a sigla), por meio da criação de uma campanha que seja efetivamente divulgada por todo o mundo e que explique o racismo na história, com o objetivo de mostrar que a desigualdade racial ficou apenas no passado e que todos precisam ser respeitados no futebol, tanto quanto fora dele. Também, por intermédio do governo de cada país em parceria com a mídia, através de uma campanha que vise promover maneiras de denunciar ocasiões de injúria racial e dar mais visibilidade para elas, com o intuito de não banalizar pautas tão importantes. (Truncamento) Fazendo assim com que Pelé possa se orgulhar do futuro do esporte e da sociedade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200