O racismo sempre foi um tema presente na sociedade, e no futebol isso não se mostra diferente, desde a época da escravidão a população negra sofre com a violência verbal e física. Nesse contexto, esse tipo de situação ainda ocorre pela falta de impunidade e a persistência da mentalitade etnocêntrica. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é relevante destacar que a falta de impunidade é um contribuinte para esse problema. Nesse sentido, Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no futebol, disse que existe o aumento das denúncias, porém elas ainda não chegaram no Tribunal de Justiça Desportiva, ou seja, a falta de punição soma para que o racismo no futebol ainda ocorra. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inegável que a mentalitade etnocentrica também implica para o fim desse empecilho. Desse modo, segundo a Sociologia, essa visão já serviu como desculpa para a exploração de povos africanos e continua até hoje fazendo com que alguns algumas pessoas sintam superiores a outras. Sendo assim, pode - se afirmar que o etnocentrismo favorece para essa problemática. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o governo invista em políticas públicas, conscientizando a população sobre o assunto, falando o que ele já causou na sociedade e ainda causa nos dias de hoje, tendo assim o desfecho desse tipo de mentalitade, cabe também ao Tribunal de Justiça desportiva, (Sem vírgula) tomar medidas para que esse crime não fique impune. (Truncamento) Resultando assim, na diminuição desses casos e na desigualdade social. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |