Racismo e Sociedade - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 13/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2023, o comportamento racista ainda está presente na sociedade. Inevitavelmente, todas as características de uma sociedade, boas e ruins, serão refletidas em todas as suas áreas e dimensões. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Passou-se um pouco mais de um século desde o fim da escravidão do povo negro, mas ainda é possível identificar comportamentos racistas entre as pessoas. Desde um xingamento em uma rua comum, em um dia qualquer, até uma torcida de futebol agredindo um dos principais jogadores da maior equipe de futebol do mundo com gestos e xingamentos direcionados à sua cor de pele (Melhore a apresentação dessa discussão). Apesar de existirem leis para punir esses comportamentos, elas se mostram ineficazes para intimidar os racistas a expressarem sua maldade e ignorância.

(Melhore a estratégia coesiva) O caso do jogador do Real Madrid ganhou repercussão devido às circunstâncias: uma partida de futebol do clube mais vitorioso da Europa, e a vítima sendo um dos seus principais astros no momento. Contudo, é sabido que o racismo é um comportamento comum. Tão comum que os agressores se sentiram confortáveis e sem constrangimento ao verbalizarem seu ódio. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Todas as punições são bem-vindas para os criminosos. No entanto, esse comportamento antissocial e racista só poderá ser superado por meio da educação. Somente através da educação e conscientização a humanidade poderá curar essa ferida, que permanece aberta em pleno século XXI. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200