No século XX, o escritor austriaco Stefan Zweig mudou-se para o Brasil devido à perseguição nazista na Europa. Impressionado com a hospitalidade brasileira, Zweig escreveu um livro intitulado “Brasil, país do futuro”. Entretanto, tal profecia não saiu do papel, desde a colonização o racismo está estruturado na cultura brasileira, (Melhore a rogressão de ideias) enquanto houver opressão e alienação episódios como o ataque ao jogador Vini Junior serão comuns. Desse modo, convém analisarmos as principais consequências desse embargo. (Formule a tese)
Nesse viés, é fulcral pontuar que o poder público tem papel determinante para a permanência da problemática. Segundo o ativista político Martin Luther King Jr. (Vírgula) quem aceita o mal sem protestar coopera com ele. Partindo desse pressuposto, podemos destacar a falta de incômodo social diante desse quadro deletério, uma vez que pautas relacionadas ao combate do racismo são constantemente negligenciadas pelos representantes políticos. Casos como o de Vini Junior são só a ponta do iceberg, não é raro ver nos noticiários denúncias de atletas que foram vítimas de algum tipo de agressão por parte dos torcedores ou de outros atletas. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Com base nesses argumentos, é ingênuo acreditar que não existe preconceito no mundo dos esportes. Enquanto houver sobreposição do pensamento colonialista (Vírgula) a violência, a opressão e o racismo serão constantes no cotidiano dos brasileiros. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, conclui-se que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas públicas que visem a construção de um mundo melhor. É necessário que o Poder Legislativo crie leis mais rígidas para punir com rigor os agressores. Outrossim, os meios de comunicação engajados juntamente com a FIFA - Federação Internacional de Futebol, devem promover a relevância do combate ao preconceito racial no futebol e em outras práticas esportivas, por meio de vídeos e debates com especialistas no assunto. Assim, a sociedade poderia finalmente se desprender de certos estigmas e progredir rumo à concretização da profecia de Zweig. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |