"A vida é um desafio" (Vírgula) música da banda Racionais Mcs, descreve o quanto o racismo impacta a sociedade de forma negativa, e traz prejuízos aos envolvidos. De maneira análoga, a realidade contemporânea brasileira demonstra que as palavras ditas na música continuam a perdurar quando se observa o racismo no futebol, o que demonstra o quanto esse paradigma ainda faz parte do nosso cerco social. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam as relações histórico-culturais e educacionais. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é valido pontuar que as relações histórico-culturais têm impulsionado o racismo durante as partidas de futebol. De acordo com o físico Isaac Newton "para toda à a ação existe uma reação" com base nesse princípio é notório que os filhos herdam as ações preconceituosos de seus pais, reagindo com comportamentos marginalizados e agressivos, de modo que o torno um ciclo de discriminação étnica e cultural para as conseguintes gerações. Assim, essa conivência agrava ainda mais esse cenário. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que o sistema educacional retarda a problemática. O seriado Norte-Americano “Todo mundo odeia o Cris” retrata como o racismo está impregnado em atitudes cotidianas demonstradas em pequenas ações pelo círculo social, principalmente durante o período escolar do Cris . Sob essa ótica, a ausência da temática em sala de aula retrocede ao auxilio e amparo à criança e adolescente, que por sua vez não provoca em alterações da realidade social (Explore mais essa discussão). Logo, é inadmissível que esses laços impositivos continuem perpetuar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o racismo no futebol. Por sua vez, Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação sobre o racismo, analisando com perspicácia o comportamento físico e emocional dos alunos e jogadores, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desse panorama. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, o racismo impregnado nos setores sociais possa ser derrotado, consolidando a paz tão requerida pela música do Racionais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |