O futebol, esporte amado por grande parte dos brasileiros, consiste em um jogo que permite o convívio de vários tipos de pessoas de diferentes classes sociais e etnias. Todavia, infelizmente, o respeito mútuo entre essas diversidades não ocorre entre os estádios de futebol (Reestruture essa construção), sendo claramente mostrado com o recente ato de racismo praticado contra o jogador Vinícius Júnior. (Melhore a contextualização e formule a tese)
O racismo, prática de discriminação e preconceito contra indivíduos de grupos distintos, não é um fenômeno recente, estando enraizado no consentimento das pessoas, de forma que, muitas vezes, não consideram seus atos como racistas. (Parágrafo fraasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Tal prática ocorre desde o período de colonização, momento em que a teoria da “raça” branca sendo superior as outras foi amplamente difundida, sendo a justificativa utilizada pelos europeus para exercerem seu domínio sobre o mundo. Assim sendo, povos de diferentes etnias foram marginalizados e explorados de forma desumana. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de integração social e políticas de inclusão fizeram com que essas pessoas fossem mantidas à margem das sociedades, sendo constantemente alvo de racismo e preconceito não só nos estádios do futebol, como também em diversas situações do nosso cotidiano. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt, em sua teoria da banalidade do mal, um indivíduo não reflete sobre suas ações, uma vez que a prática já se tornou tão comum que passa a ser considerada como algo normal. Assim, quando uma pessoa é chamada de “macaco”, ocorre um processo de desumanização, onde o sujeito passa a ser considerado um animal. (Reestruture essa discussao)
(Melhore a estratégia coesiva) Para evitar que mais injustiças aconteçam nos campos de futebol, é de suma importância que as pessoas reflitam mais sobre suas atitudes, necessitando também que haja maior fiscalização nas torcidas e uma maior punição para aqueles que praticam atos racistas, como multas ou até mesmo prisão, evitando assim que mais pessoas sigam as mesmas atitudes. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O racismo é uma violação aos Direitos Humanos, sendo assim, toda e qualquer pessoa deve ser respeitada, não importando sua cor, origem, língua ou outras diferenças.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |