O artigo 5° da Constituição brasileira afirma que "todos são iguais perante a lei" (Vírgula) porém essa igualdade não ocorre com uma minoria que sofre racismo diariamente nos campos de futebol, (Justaposição) este problema tem gerado revolta na população e nas mídias. Sendo assim é valido analisar as causas dessa problemática, dentre quais se destaca a negligência governamental.
É de total importância apontar a negligência estatal como principal causador do agravamento do racismo no futebol, isso porque é papel dos governantes elaborar leis mais severas que punam qualquer tipo de violência e racismo. Essa inoperância das esferas do poder exemplifica a teoria das instituições zumbis (Vírgula) do sociólogo Zygmunt Bauman (Vírgula) que as descreve como presentes na sociedade, todavia sem cumprirem a sua função social com eficácia. A baixa atuação das autoridades exerce na falta de segurança dos jogadores negros nos campos de futebol, não cumprindo então com a lei do artigo 5°(Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, para a completa refutação do estudioso polonês e mudanças desta realidade, é necessário uma intervenção estatal.
(Boa estratégia coesiva) Todavia, cabe apontar também a população como outro fator que contribui no aumento do racismo (Esse elemento não foi apontado no momento da tese. Falha na projeto de texto), isso porque o preconceito está enraizado na sociedade e mesmo com leis esse crime ainda persiste no Brasil. Um dos principais motivos dessa problemática acontecer até os tempos atuais é a rivalidade que ocorre entre as torcidas. O jogador da seleção brasileira Vinicius Junior vivenciou atualmente essa situação, na qual torcedores efetuaram diversas ofensas racistas contra o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Esse crime ocorre diariamente por torcidas organizadas que utilizam gestos, xingamentos, entre outros, para ofender e desestabilizar o jogador de um time rival. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto é necessário medidas capazes de reduzir os casos de racismo no futebol. É importante que o Poder Legislativo revogue a lei de racismo no Brasil (Vírgula) amplificando o tempo de cárcere e oferecendo verba para o aumento da segurança nos estádios. É também papel da sociedade, mídias e demais veículos de comunicação conscientizar a população a não cometer esses crimes nos estádios ou em outras esferas. (Truncamento) Para quem sabe, assim, essa problemática deixe de ser uma utopia no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |