Pode-se diz que o preconceito racial tem origem no período das grandes navegações, onde os europeus descriminavam discriminavam e mantinham o trabalho forçado dos povos africanos usufruindo da ideologia da superioridade racial que estava sendo implantada. É lamentável que na atualidade, mesmo com a crescente luta pela igualdade, ainda permaneça marcado na sociedade pensamentos errôneos e intolerantes enraizados por este período histórico. O racismo faz-se presente em diversos campos e, infelizmente, também está incluso nos esportes como o futebol. (Formule a tese)
Primeiramente, é de grande importância observar o contexto histórico-social existente atualmente que atinge de forma considerável o esporte. Como grande parte dos esportes praticados na contemporaneidade houve-se uma extensa luta ao longo da história para que fossem popularizadas e para que contemplassem toda a população, ao tratar-se do futebol não foi diferente. Mesmo com a abolição da escravatura e com a criação de movimentos importantes ao longo dos séculos (Vírgula) o racismo estrutural é um estigma muito recorrente, persistindo em pleno século XI. Além disso, apesar da conquista notável da participação dos jogadores essa ainda é relativamente menor do que o desejado, como também possui diversos aspectos a serem trabalhados (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, é perceptível que mesmo com o alcance de diversos feitos ao decorrer do tempo, o racismo no futebol é um problema frequente e vigente, o que está intimamente ligado ao enraizamento do racismo estrutural.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, vale ressaltar que por diversas vezes o pensamento da soberania racial tem influenciado atos desprezíveis no meio esportivo, por meio de principalmente, ofensas, atitudes e agressões. Por vezes a violência dentro e fora dos estádios tem tido sido notada, e grande parte de sua causa possui sua uma relação vinculada com intolerância (Melhore a apresentação). As atitudes de depreciação e desrespeito à integridade dos jogadores vem vai de encontro aos direitos humanos que, por sua vez, assegura seus direitos e liberdades sem qualquer distinção. Logo, entende-se que, (Sem vírgula) tais atitudes afetam a moral e a integridade humana, nesse sentido esses acontecimentos no meio desportivo atritam-se com valores essenciais e vitais para os praticantes, fixando assim as idealizações arcaicas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que instituições políticas regionais juntamente com a FIFA proporcionem maior vigilância sobre os corridos nos eventos esportivos, proporcionando maior fiscalização e segurança, além de oferecerem melhor atenção sobre o cumprimento de regras e direitos contra o racismo nas partidas, tanto direcionando os jogadores quanto a equipe, como também é de grande necessidade que instituições de ensino em conjunto a grandes redes da mídia proporcionem conteúdos e palestras informacionais sobre a importância de combater essas atitudes, a fim de proporcionar segurança para os praticantes do esporte quanto apara quem aprecia a prática, garantindo inclusão e execução da lei, para que assim haja o declínio de outros possíveis acontecimentos indevidos. (Paágrafo frasal. Proposta completa))
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |