Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na sociedade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o racismo no futebol apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário contraditório é fruto tanto dos antigos ideais europeus, quanto da desigualdade presente. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é válido salientar que a discriminação racial é oriunda da colonização das Américas pelos europeus. Desde o momento em que foram criados teorias de superioridade racial (Explore mais), percebe-se um preconceito para/com os povos não europeus, principalmente os indígenas e os negros. Já afirmava Voltaire: "preconceito é opinião sem conhecimento", então os pensamentos xenofóbicos e preconceituosos de dentro e de fora dos estádios de futebol mostram a falta de conhecimento acerca da diversidade existente hoje. Além disso, o que é considerado crime em muitos lugares, ganha espaço nas arquibancadas por meio da mídia, a qual não obtém o controle acerca dos xingamentos direcionados aos jogadores.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, no artigo 5° da Constituição federal brasileira consta: "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". No entanto, observa-se uma desigualdade sustentada pelo racismo em diversas áreas da sociedade, como na política, na educação e até no futebol, assim, o que deveria unir as pessoas, as quais têm alguns gostos em comum, apenas as distancia. Outrossim, como o futebol internacional abrange diferentes continentes, entre eles a África e a Europa, é possível encontrar provocações relacionadas a ideais escravocratas e à antiga subordinação do negro em relação ao branco. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, como o racismo ainda encontra-se na sociedade, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, primeiramente, a mídia deve se atentar aos sinais de discriminação racial e punir seus defensores. Já o governo precisa criar programas para a conscientização da população e órgãos para ressaltar a importância da igualdade já descrita em lei. Além disso, instituições como a Fifa (Federação Internacional de Futebol Associação) devem procurar a melhor maneira de proteger os jogadores e tornar os campeonatos um lugar com a integração de todos. Logo, cabe à sociedade tratar mais do assunto "racismo" em escolas e palestras, além de se conscientizar, para assim, (Sem vírgula) a sociedade isentar-se de mais um problema, e se espelhar na obra de More. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |