O racismo tem uma origem cientificista, isto é, ele se originou a partir de determinadas teses de cientistas europeus do século XIX, sobretudo médicos e antropólogos, que usaram de seus conhecimentos para elaborar doutrinas raciais. Trazendo para os dias atuais, o racismo no futebol vem se tornado cada vez mais presente, pois a população negra vem conquistado cada vez mais o seu lugar, o principal motivo para esse tipo de preconceito ocorre é a lenta mudança de mentalidade social e a falta de repressão das autoridades competentes. (Muito bem. Formulou a tese)
Segundo Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário." Pensando dessa forma, o racismo no futebol vem se tornado cada vez mais presente devido à pouca repercussão dos casos e a falta de justiça, muitos jogadores vêm sofrendo com a descriminação racial no futebol com Vinicius Júnior, Daniel Alves e Neymar. (Explore mais a discussão)
(Reveja a estratégia coesiva) Então, “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” – Angela Davis filósofa, professora, escritora e ativista socialista estadunidense; (Melhore a coesão textual) A sociedade atual ainda possui enraizado na sua população o mito das raças superiores que levam a pensar que as pessoas negras são inferiores (Melhore a coesão) isso se dá principalmente pela falta de diálogo, falta de interesse por parte da mídia para mudar o esse cenário e os casos acobertados pelas grandes ligas de futebol na qual não punem os responsáveis são um dos culpados para que se persista nos grandes estádios de futebol. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de se combater o racismo no futebol (Vírgula) é preciso que a polícia, as ligas e times de futebol investiguem os crimes ocorridos nos estádios; também mudem a mentalidade da população acerca do racismo e as suas consequências para as pessoas que sofrem e praticam esse tipo de violência para evitar que ocorra novos episódios desse crime que perpetue na sociedade brasileira e como no mundo como um todo. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |