O racismo sempre foi um desafio para a sociedade brasileira, refletindo séculos de escravidão. Entretanto, com o abolicionismo em 1888, esperava-se que o racismo e os problemas sociais decorrentes de tal, desaparecessem; mas a problemática racista, principalmente no futebol, ainda acontece. Nesse contexto, é importante analisar as raízes históricas e as consequências de tal. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, nota-se que o problema vivido hoje, (Sem vírgula) vem de um contexto mais complexo que provém de séculos de desigualdades e capacitistas sofridos pela parcela negra da sociedade brasileira. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vê-se que os reflexos do preconceito racial atingem grande parcela da população, uma vez que o corpo social brasileiro é composto majoritariamente por pessoas pardas e negras. Isso resulta em um país muito desigual econômica e socialmente. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de que o racismo no futebol, resposta do colonialismo seja reduzido, (Melhore a construção de sentido) é necessário que o governo, por meio de campanhas estaduais e palestras com pessoas especializadas , promovendo a integração social e a igualdade entre todas as pessoas, com o intuito de não deixar que essas pessoas se sintam excluídas ou inferiores. Dessa forma, haverá um menor número de casos de racismo no país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |