De acordo com o filósofo Immanuel Kant (Vírgula) qualquer ato que ofenda as vontades e a autodeterminação de outra pessoa é considerado imoral,pois trata-se de se colocar acima de outra pessoa.De maneira análoga à teoria do pensador francês,a realidade brasileira atravessa essa imposição de indivíduos acima dos outros,uma vez que o racismo ainda perdura nos dias atuais, especificamente no futebol,devido, majoritariamente,ao preconceito social e ao legado histórico. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, ressalta-se que o fruto dessa problemática é o desrespeito cívico. Nesse sentido, observa-se que o racismo no ambiente esportivo ainda permanece devido à intolerância da maioria da sociedade,uma vez que vários citadinos discordam da presença de jogadores negros no esporte.Em face desse cenário truculento,o racismo acomete a diversidade de raças na sociabilidade. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o legado histórico como impulsionador deste problema.À luz dessa perspectiva,é lícito postular que a perdurância de práticas racistas compromete o avanço do respeito civil,tendo em vista que ainda persistem os ataques racistas de antigamente nos dias de hoje,como discursos de ódio aos negros, violência e discriminação aos mesmos.Dessa maneira,a concretização do racismo potencializa a xenofobia no futebol. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, políticas públicas são necessárias para o solucionamento desta causa.Posto isto, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos,em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, desenvolver projetos de conscientização social,por meio de campanhas que incentivrm incentivem o corpo civil a respeitar a população negra do país,mediante campanhas em espaços públicos que tragam a fala de especialistas sobre a diversidade racial,com o fito de alcançar uma sociedade respeitosa no futebol. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |