O racismo enraizado: prática antiga e um problema atual - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 07/06/2023

Status:

Corrigida
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Racismo: discriminação social baseada na teoria da divisão racial da sociedade, onde "certas" raças são superiores às outras – negros e indígenas inferiorizados por brancos –, seja pela a cor ou a classe social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)

Em Valência, na Espanha, Vinicius Júnior – jogador de origem brasileira –, sofreu ataques racistas com xingamentos que o chamavam de “macaco” e até violência física, sendo expulso do jogo com um cartão vermelho. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Utilizado como uma justificativa para a escravidão, o racismo foi disseminado com as Grandes Navegações e com a colonização no século XV. No Brasil, o período escravocrata foi um marco intensivo para o racismo, principalmente ao meio estrutural, ainda que “camuflado” – leis que proibiam o direito de ir e vir de negros em localidades frequentadas por brancos, além da marginalização e da pobreza concentrada. (Reestruture. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Em outras partes do mundo, o racismo é consequentemente “censurado” como um ato de xenofobia, e no futebol não é diferente – a entrada de estrangeiros em outros países, como no caso de Vinicius Júnior, que foi agredido e até perseguido com ataques fora dos jogos –, além de ter sido expulso de um jogo sem justa causa – situação essa que foi revertida ao constatar o racismo da comissão técnica que foi banida. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) No Rio de Janeiro, o governo aprovou um projeto de lei que prevê a interrupção ou suspensão de partidas onde tenha à a “presença” do racismo – lei Vini Jr. Além disso, o governo deve financiar campanhas de conscientização nas partidas de futebol – nos intervalos dos jogos –, como também na política – incentivos de novos projetos de leis e mais representatividade negra – e para o meio educacional, afim a fim de endurecer as punições por atos racistas e atender mais adequadamente as vítimas que sofrem com a discriminação – mais segurança e fiscalização. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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