Racismo: discriminação social baseada na teoria da divisão racial da sociedade, onde "certas" raças são superiores às outras – negros e indígenas inferiorizados por brancos –, seja pela a cor ou a classe social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Em Valência, na Espanha, Vinicius Júnior – jogador de origem brasileira –, sofreu ataques racistas com xingamentos que o chamavam de “macaco” e até violência física, sendo expulso do jogo com um cartão vermelho. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Utilizado como uma justificativa para a escravidão, o racismo foi disseminado com as Grandes Navegações e com a colonização no século XV. No Brasil, o período escravocrata foi um marco intensivo para o racismo, principalmente ao meio estrutural, ainda que “camuflado” – leis que proibiam o direito de ir e vir de negros em localidades frequentadas por brancos, além da marginalização e da pobreza concentrada. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Em outras partes do mundo, o racismo é consequentemente “censurado” como um ato de xenofobia, e no futebol não é diferente – a entrada de estrangeiros em outros países, como no caso de Vinicius Júnior, que foi agredido e até perseguido com ataques fora dos jogos –, além de ter sido expulso de um jogo sem justa causa – situação essa que foi revertida ao constatar o racismo da comissão técnica que foi banida. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) No Rio de Janeiro, o governo aprovou um projeto de lei que prevê a interrupção ou suspensão de partidas onde tenha à a “presença” do racismo – lei Vini Jr. Além disso, o governo deve financiar campanhas de conscientização nas partidas de futebol – nos intervalos dos jogos –, como também na política – incentivos de novos projetos de leis e mais representatividade negra – e para o meio educacional, afim a fim de endurecer as punições por atos racistas e atender mais adequadamente as vítimas que sofrem com a discriminação – mais segurança e fiscalização. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |