De acordo com o artigo 5° da Constituição federal: "Todos são iguais perante a lei". No entanto, observa-se grandes formas de discriminação racial em relação ao futebol, os quais ocorrem, principalmente, graças ao legado deixado pela escravidão. (Melhore a contextualização. Explore mais as informações iniciais)
Mesmo com a abolição da escravatura em 1888, casos de atitudes de ódio motivados pelo preconceito racial ainda é realidade em muitas situações, sendo o esporte uma delas. De acordo com Vinicius Jr, o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, vítima do racismo no futebol: "O racismo é normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam". Essa fala justifica que quando não há punição ao racista, há uma liberdade para que outros racistas se expressem. (Melhore a apresentação da discussão e explore mais o argumento)
(Reveja a estratégia coesiva) Logo, é certo apontar a falta de políticas eficientes contra o preconceito racial dentro do esporte como outro fator que contribui para que mais pessoas continuem enfrentando a discriminação racial. (Truncamento) Visto que o silêncio é racista, se não efetuarmos nada para combater o racismo, estamos compactuando com o racista. (Reestruture e explore a discussão com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notório que esses problemas devem ser resolvidos. Leis e punições adequadas são os primeiros passos, tomar postura mais rígidas em relação a comportamentos racistas é também de fundamental importância. Além disso, espera-se que jogadores e comissão técnica recusem a entrar em campo ou prosseguir o jogo quando ofensas racistas forem proferidas a qualquer pessoa no campo. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |