O caso ocorrido recentemente contra o jogador de futebol do Real Madrid e da seleção brasileira (Vírgula) Vinícius Júnior , mostra como o racismo no futebol ainda é uma realidade , o qual está presente na sociedade , percebendo então a relação de fatos históricos e a falta de punições contra a problemática que fazem esse impasse ainda acontecer . (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Sob esse viés (Vírgula) percebe-sse percebe-se que os negros sempre foram vistos como mão de obra escrava na história (Vírgula) onde eram condenados a serem propriedade dos seus senhores apenas pela cor da pele . E apesar de estarmos bem avançados em relação a essa ideia como diz , Francis Bacon: " todas as cores combinam no escuro ", ainda há pessoas que veem a cor da pele preta como motivo de gozação e de inferioridade como acontecia no passado . E vendo que o futebol engloba uma grande diversidade de raças e etnias , o racismo acaba se fazendo presente como no caso de Vinícius. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais podemos visar a ideia de Émile Durkeim que coloca a " anomia" ( falta de leis ) como o motivo dos conflitos ocorridos no final do século XX , no que se refere à relação ao capital e ao trabalho , assim infirimos que a falta de punições seria o problema e que a execução delas seria a solução , pois como diz Jonh Locke: " onde não há lei não há liberdade ". (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Reveja a estratégia coesiva) Todavia conclua-sse que medidas são necessárias para resolver o impasse , onde cabe à sociedade promover campanhas de inclusão no mundo do futebol , através de postagens na Internet e movimentos nas torcidas nas partidas , cabendo também aos clubes proporcionarem medidas mais eficazes contra o impasse por meio de normas mais rígidas como: encerramento do jogo , multa e prisão aos agressores . Assim o racismo no futebol não será mais uma realidade . (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |