[Sem título] - Banco de redações


Racismo no futebol: por que ainda acontece?

Enviada em: 06/06/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observando o passado escuro  (Reestruture) da humanidade e nos remetendo a atualidade, onde a sociedade moderna ainda preserva a cultura da tolerância ao racismo, tendo em vista que todo os esforços feitos por inúmeras frentes de combate a intolerância racial ainda são ineficazes. Fica evidente que o mundo está longe de alcançar a plenitude de um mundo étnico-racial. (Formule a tese)

São inúmeros os atos de racismos noticiados pela mídia no mundo, apesar de campanhas de combate a intolerância racial, o mundo vive em tempos sombrios, onde há um levante do conservadorismo extremista, que levam inúmeras pessoas a propagarem mensagens de ódio pela internet, e com isso fomentam uma imagem de vitimismo das pessoas que sofrem com a intolerância racial, em casos mais graves levando até a agressão e morte. (Parágrafo frasal. Reestruture  e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Somente com o combate a intolerância racial, (Sem vírgula) podemos viver em uma sociedade mais humana, (Justaposição) para que isso aconteça, é preciso uma fiscalização efetiva das mídias sociais, que são a principal ferramenta de propagação de ódio atualmente no mundo, ainda a criação de leis que punam com mais severidade as pessoas que cometem o crime de racismo, e por último que sejam criadas pelo poder público (Vírgula) e em conjunto com a sociedade, políticas pedagógicas de conscientização nas escolas, para que as crianças criem desde de cedo, um sujeito crítico e respeitoso com o outro, para que no futuro não haja mais cenas corriqueiras de racismos que vemos todos os dias. (Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Abordagem tangencial do tema. Reestruture e explore todos os aspectos da proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     360


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200