Na obra " O Racismo no Futebol Brasileiro ", de Igor Serrano, observa-se que o racismo e a injúria racial estão presentes no futebol nacional e internacional há muito tempo. O racismo no futebol é crime e sua liberdade de propagação deve ser extinguida por meio de medidas cabíveis. (Formule a tese)
Eventos como o ocorrido com o jogador brasileiro, Vinícius Júnior, demonstram como atos racistas propagam-se livremente por arquibancadas de estádios de futebol. Crimes inafiançáveis cometidos em um esporte que une nações e raças acabam gerando revolta na maioria das pessoas. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Insultos e xingamentos de cunho racista direcionados a jogadores negros estão aumentando com o passar do tempo, principalmente por atos racistas passarem impunes dando liberdade para que os mesmos se propaguem ainda mais pelas arquibancadas e pelos campos de futebol. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Racismo e injúria racial no futebol são crimes graves e devem sofrer intervenções sérias. Poderio policial e militar devem observar, identificar e prender torcedores difamadores de racismo nas arquibancadas para que diminua a liberdade de propagação do mesmo. Por meio de proibições, restringir o acesso de torcidas ao estádio ocorrendo uma conscientização em massa sobre os crimes cometidos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |