Na obra "Utopia" (Vírgula) do autor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e desprovida de conflitos, ou de qualquer ação que desrespeite a integridade do indivíduo. Conquanto, tal prerrogativa se faz ineficaz na contemporaneidade, levando em consideração o aumento do racismo na nação brasileira. Dessa forma, é imprescindível salientar entraves que favorecem para que esse quadro se perdure, tais como a negligência estatal atrelado ao descasso descaso social intinerante. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a presença de um Estado inativo em relação aos problemas encontrados dentro da sociedade, (Sem vírgula) contribui significativamente para o agravamento desse impasse. Dessa forma, o filósofo contratualista Jhon Locke, (Sem vírgula) afirma que o Estado deixa de cumprir o seu "Contrato Social", onde não estabelece relações de bem-estar ou segurança a população, uma vez que é responsável pela administração dos recursos públicos e estabilidade dentro da federação. Outrossim, é deixado de lado a importantíssima questão do racismo inoperante, evidenciando com que cresça o aumento do racismo dentro dos estádios de futebol.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o decasso da sociedade em relação ao aumento significativo do racismo, (Sem vírgula) faz com que ocorra o aprimoramento drástico desse problema. Segundo a filósofa Hanna Arednt (Vírgula) em seu livro "Banalidade do Mal", a sociedade passou por um processo de massificação e alienação, onde não se percebe os problemas enraizados dentro da sociedade. Análogo à visão da autora, a ênfase quando se trata do aumento da desvalorização em relação a cor e etnia no Brasil, (Sem vírgula) se torna parcialmente excluída por grande parte da sociedade, estabelecendo posições que marcam o aumento intrigante desse tipo de preconceito.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, é necessário medidas solucionáveis que devem ser estabelecidas. Nessa ótica, o governo federal, atrelado ao ministério da cidadania, órgão responsável pelos direitos humanos da comunidade, deve (Vírgula) por meio de palestras em instituições escolares, incrementar a questão do racismo dentro dos estádios de futebol, a fim de promover a conscientização dos alunos em consonância a importância da igualdade entre pessoas pardas, pretas ou de qualquer etnia racial. Paralelamente, realizar mobilizações dentro dos estádios de futebol, dialogando a questão da igualdade dos jogadores independentemente de sua cultura ou cor, com o intuito da coletividade proeminente. Em suma, tornar-se-á possível formar uma sociedade desprovida de conflitos e desigualdades, pondo em prática a visão do autor Thomas More (Vírgula) na obra "Utopia". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |