A Declaração Universal dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) estabelece os direitos fundamentais e liberdades básicas para todas as pessoas, independente de cor, gênero ou nacionalidade, (Justaposição) no entanto, percebe-se que existe uma incongruência com a realidade, visto que, (Sem vírgula) atitudes racistas são constantemente direcionadas aos jogadores negros em meios as partidas de futebol, principalmente se o jogo for em um país com populações culturalmente menos diversificadas eticamente. Logo, a falta de punições severas aos torcedores que ofendem jogadores pela sua origem, (Sem vírgula) revelam, (Sem vírgula) que existe uma grande negligência do Estado, ao não tomar nenhuma atitude urgente para finalizar os casos de racismo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, (Sem vírgula) o descaso dos clubes de grandes times de futebol corrobora ainda mais para a livre ofensa aos jogadores do time oposto (Vírgula) permitindo assim, (Sem vírgula) a construção cada vez mais forte das torcidas organizadas, especificamente para atacar e desestabilizar continuamente a mentalidades dos jogadores ao longo dos anos. Se as lacunas que dão vazão a esses atos criminosos não cessarem por decisão dos clubes, o ambiente será dominado, infelizmente, por racistas. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de severas leis que efetivem a punição criminosa práticas nos estádios, (Sem vírgula) não acontece, (Sem vírgula) porque, segundo o autor Gilberto Dimenstein, do livro “O Cidadão de Papel”, é mencionado que as leis e os decretos firmados pela Máquina Pública, (Sem vírgula) ficam apenas no papel, sem efetivação direita na realidade, evidenciando o porquê as regras não são aplicadas aos que cometem o crime, desprezando os outros pela cor. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, então, a necessidade de novas lei que se concretizem na realidade dos fatos, por projetos de lei, acionados pelos vereadores dos respectivos Estados de origem, junto ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, estabelecendo garantias protetivas, através dos contratos aos que sofreram racismo, conseguindo assim, (Sem vírgula) mitigar os danos mentais e físicos aos atletas, além de manter os seus direitos como cidadãos vigentes em sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
|
Nota
|
Motivo
|
Domínio da modalidade escrita formal
|
120
|
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
|
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
|
160
|
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
|
160
|
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
|
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
|
200
|
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
|
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
|
160
|
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
NOTA FINAL: 800
|
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Compartilhar resultados!