O futebol é um esporte que costuma congregar pessoas de diferentes credos, nações, ideologias, classes sociais e etnias. Apesar da romantização fraternal que este caráter tão evidente possa suscitar, são frequentes os casos em que jogadores negros ou de origem latina são vítimas de racismo ou xenofobia nos estádios de futebol por meio de demonstrações e gestos que denotam injúria racial, como é o caso do jogador brasileiro Vinícius Júnior do Real Madrid. Diante disso, é viável supor que o racismo no futebol é fruto de estruturas institucionais e culturais que perpetuam a discriminação racial. (Muito bem. Formulou a tese)
A priori, deve-se perceber que o racismo no futebol envolve heranças históricas que se institucionalizaram. Em 1917, foi publicado no Diário Oficial Carioca a "lei do amadorismo", medida que procurou, indiretamente, excluir atletas negros das competições do futebol. Embora casos institucionalizados de racismo como este não existam formalmente hoje, a herança acumulada de eventos semelhantes ao supracitado na história ganharam raízes culturais e valores próprios que se imiscuem com a cultura do "nós contra eles" comum no sentimento de laço tribal das torcidas. Isso acaba se desdobrando em estereótipos negativos que influenciam a percepção e o tratamento de jogadores e torcedores e que se refletem na violência física ou verbal dos estádios. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ao mesmo tempo, a falta de representatividade nas posições de liderança dos órgãos de governança dos times contribui para perpetuar a discriminação. Isso é motivado pelo fato de o racismo engendrado culturalmente na sociedade e nos esportes refletir e reforçar as hierarquias sociais baseadas em raça. Tal realidade fica evidente quando não há, por parte das instituições esportivas, aplicações de medidas que procurem mitigar atitudes que contribuem para a perpetuação dessa discriminação, já que boa parte das posições de poder dessas instituições são etnicamente homogêneas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se essencial alterar as estruturas institucionais que sustentam a discriminação racial no futebol. Organizações responsáveis pelo esporte, como a FIFA ou as federações nacionais, devem desenvolver ações que procurem eliminar o racismo no esporte e em suas estruturas, por meio da criação de medidas regulatórias e políticas claras e rigorosas contra o racismo, com o intuito de tornar o combate contra o racismo um compromisso constante. Assim, a igualdade racial no futebol e na sociedade como um todo será uma realidade possível. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |