Historicamente, o racismo foi construído por meio do período de escravidão, onde pessoas negras eram submetidas a tratamentos e trabalhos vistos como inferiores, até a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888 visando a libertação dos escravos. No entanto, visto que a discriminação de pessoas negras ainda ocorrem nos dias atuais desde situações cotidianas até ao esporte, como no futebol, (Melhore a progressão de ideias) já dizia Carolina de Jesus, escritora brasileira: “o negro só é livre quando morre”. (Formule a tese)
O futebol, (Sem vírgula) promove emoção, diversão e socialização àqueles com paixão por um mesmo time, porém, os deslizes de um jogador em campo provocam exaltações positivas e negativas, atentando-se à vulnerabilidade de jogadores negros a essas críticas, assim como na vida cotidiana e em outros esportes, não sendo diferente. Sendo assim, em países com poucas discussões referentes às diversidades étnicas, o pensamento comum é que se o homem negro quer estar a altura de um branco, ele deve se destacar. (Reestruture)
(Reveja a estratégia coesiva) Nisso, com a diferença de oportunidades entre povos e pouca miscigenação, na composição de times esportivos não há diversidade de raças, como na Europa. Assim, como a inclusão se aprende com a diferença e não com a igualdade, segundo Paulo Freire, comportamentos preconceituosos continuarão em todos os lugares enquanto pouco se promove a igualdade e fim da superioridade branca nesse caso. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, é necessária a disseminação de informações sobre diferentes culturas e povos pelo governo, principalmente em localidades de poucas etnias diferentes e em escolas, por exemplo, através de propagandas, livros e projetos, para que assim, desde cedo (Vírgula) crianças não vejam diferenças entre raças ou povos, mas apenas seres humanos. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |