O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e no Brasil não é diferente, sendo a causa da união e lazer de parte da sociedade em torno de um amor em comum pelo esporte e pelos clubes futebolísticos. Dentro de toda essa pluralidade, ocorrem ações que nem sempre são positivas e ultrapassam a barreira da diversão, do respeitável e da humanidade. Uma dessas ações são as constantes práticas racistas. (Formule a tese)
Recentemente, vimos repercutir o caso do jogador brasileiro Vinícius Junior, que atua no Real Madrid e foi vítima de ataques racistas por parte de marginais, travestidos de torcedores, na Espanha. O caso trouxe novamente à tona a discussão sobre o tema, que realmente deveria ser mais constante, não bastando que episódios desprezíveis como esse precisem ocorrer para que haja alguma ação de conscientização. (Abordagem limitada)
(Reveja a estratégia coesiva) Sendo uma mazela estrutural, ou seja, estando enraizado na sociedade, o racismo continua acontecendo no futebol porque continua acontecendo em todas as esferas sociais. Desde cedo, somos condicionados a sermos racistas e isso só muda se há a desconstrução pessoal e coletiva de cada ser, precisando que cada um de nós esteja disposto a entender o contexto histórico e se livrar deste preconceito. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas educacionais diversas devem ser tomadas, tanto por parte da sociedade, como dito, buscando conhecimento, quanto por parte dos governos que precisam instalar o antirracismo como prática social e moral, muito mais do que a ideia de movimento. Vimos alguns avanços no Brasil com a criação do Ministério da Igualdade Racial, fundado em janeiro de 2023 e chefiado pela professora e ativista Anielle Franco. O ministério tem como atribuição elaborar políticas e diretrizes voltadas à promoção da igualdade racial e étnica, além do combate e superação do racismo, entre outras. Ademais, o crime de Injúria Racial foi equiparado ao crime de Racismo através da lei 14.532/2023, com penas menos brandas. Caminhando a passos lentos, o país tenta reparar séculos de ódio e injustiça contra a população negra. É preciso que cada um de nós esteja consciente do nosso papel na mudança dessa realidade, pressionando os líderes políticos e se organizando em lutas conjuntas na rua e na internet em defesa das vítimas desses crimes. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |