Infelizmente, o racismo no futebol persiste como uma triste realidade, refletindo questões de territorialidade enraizadas na história de colonização e exploração que muitos países europeus tiveram. Muitos desses países acumularam riquezas através do suor e sofrimento de homens e mulheres escravizados. Embora a AFCB (Associação de Futebol e Cultural Brasileiro) tenha estabelecido regras e punições para combater os ataques racistas, parece que muitas vezes essas medidas são apenas uma fachada, sem uma ação efetiva para erradicar o problema. (Formule a tese)
É fundamental reconhecer que o racismo no futebol é uma violação dos direitos humanos e vai contra os princípios de igualdade, inclusão e respeito. Não deve haver espaço para qualquer forma de discriminação em um esporte que deveria ser um meio de união e celebração da diversidade. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem limitada)
(Reveja a estratégia coesiva) Para combater efetivamente o racismo no futebol, é necessário um esforço conjunto de todas as partes envolvidas, incluindo as instituições esportivas, os clubes, os jogadores, os torcedores e a sociedade como um todo. É preciso criar uma cultura de repúdio ao racismo, educar as pessoas sobre a importância da igualdade e promover a diversidade em todos os níveis do futebol. (Reestruture a discussão apresentada. Não compreende a estrutura do texto)
(Reveja a estratégia coesiva) Além disso, é crucial que as medidas punitivas sejam aplicadas de forma efetiva e rigorosa, de modo a enviar uma mensagem clara de que o racismo não será tolerado. As instituições esportivas devem estabelecer protocolos sólidos para investigar e punir casos de racismo, garantindo que as vítimas sejam ouvidas e que os agressores sejam responsabilizados por suas ações. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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120
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Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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80
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Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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120
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Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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120
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Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 600
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
200 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
1000 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
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