Casos de racismo ocorrem no futebol devido ser um esporte multiracial, e por haver jogadores de diversas raças muitos desses sofrem preconceitos. Discriminações de pessoas negras acontecem nas redes sociais, e no caso de jogadores, passa-se com frequência no campo e nas arquibancadas, vindo de torcedores. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Esportistas negros lutam diariamente contra inseguranças que comentários e rejeições já tolerados pela sua cor causaram. Conforme o trecho da música "War" (Vírgula) de Bob Marley, "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra", entende-se que o racismo gera violência, insegurança e desigualdade social (Explore mais essa discussão). Portanto, enquanto praticado haverá diversos conflitos.
(Melhore a estratégia coesiva) Na internet é perceptível brigas e discussões devido a comentários, posts e compartilhamentos de má intenção em desfavor de pessoas negras. Já nos jogos, percebe-se que muitos preconceitos são sofridos em campo e até mesmo nas arquibancadas, sendo xingamentos, comentários e piadas. No Brasil, um dos fatores que influenciou a prática desses atos pode estar associado à longa escravização de povos de origem africana, e com isso, seres humanos sofrem até hoje.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário mais reconhecimento e prática do Art. 20 da lei 7716: "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa". É necessário que a sociedade contenha a prática do racismo denunciando, procurando justiça e penalidade tendo o conhecimento de que isso é um crime. Dessa forma, não haverá perseguição em desfavor dos jogadores e toda a humanidade na internet, redes sociais e até mesmo em campo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |