“As empresas brasileiras preferem o racismo ao capitalismo” (Vírgula) afirmou Alexandra Baldeh Loras, ex-consulesa da França no Brasil durante entrevista. A afirmação tem como essência dimensionar a importância central da sociedade brasileira, pois mesmo diante de um dos cernes do capitalismo, sistema econômico vigente, os meios de produção cujo objetivo é o lucro, ainda tem predileção ao racismo, comportamento que cria mecanismo para hierarquizar as pessoas como base em características físicas, tal como a cor da pele. (Formule a tese)
No futebol, esporte que tem como “Rei” um homem negro sul-americano, fato que demonstra a competência técnica desse, não o livrou do racismo , pois para os racistas, (Sem vírgula) o fator para aprovação de uma pessoa é definido exclusivamente pela cor da pele, isso traz luz aos seguintes pontos: O o racismo independe do espaço e competência, pois é estrutural e as legislações sem punições adequadas têm se mostrado pouco eficazes para proteger as pessoas negras desse crime. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, é possível elucidar que a presença de comportamentos racistas ocorre, pois, por ser estrutural, estará presente nas nos diversos espaços na sociedade brasileira, visto que essa, devido à construção histórica, quase 400 anos de exploração da mão de obra negra e negação de qualquer aspecto positivo sobre o grupo, inclusive através de aparatos legais, religiosos e sociais, criou uma sociedade alicerçada em visão racista sobre um grupo e esse ponto de vista é reproduzido em todos os espaços, seja social, religioso, jurídico e esportivo. Logo, a presença do racismo no futebol é a reprodução de um comportamento social de uma sociedade que é construída através de práticas racistas.
(Uso inadequado do elemento coesivo) Assim como, embora haja uma legislação vigente poucas punições sobre racismos foram executadas, sendo a maioria dos crimes registros como injúria, crime de menor poder ofensivo. (Truncamento) Tal fato, por ser uma denúncia mais branda, cria na sociedade uma sensação de impunidade, gerando mais conforto para cometer crimes de racismo, o que dificulta o combate e atrasa a resolução do problema social. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é possível elucidar que a sociedade brasileira, devido a sua construção histórica, é tem como base de suas relações o racismo, o tornando assim estrutural, logo estará presente nos diversos espaços, tal como o futebol, e por ter leis que permitem penas mais brandas, essas podem transmitir a sensação de injustiça, o que atrasa o combate ao racismo. Desse modo, é necessário é e fundamental, tanto leis mais eficazes e preparação de todos para que possa cumprir com o máximo de celeridade como mais políticas públicas em diversos, como estádios de futebol, tanto para educar as pessoas, quanto proteger as vítimas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |