Ultimamente muito se tem discutido sobre o racismo no futebol. Isso tem repercutido de grande forma depois do ocorrido no jogo entre Real Madrid e Valencia, no qual o jogador Vinícius Júnior foi atacado verbalmente por torcedores do time rival. (Melhore a coesão) O qual ocorre pela lenta mudança de mentalidade e pela ineficiência estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, tem-se como fator principal a lenta mudança de mentalidade. Apesar de estarmos no século XXI muitas pessoas com pensamentos antepassados acreditam que pessoas retintas são inferiores (Essa discussão precisa ser mais explorada). Esse modo de pensar acaba gerando mais ódio na sociedade. Tudo isso evidência evidencia como a população não é capaz de se colocar no lugar de outra pessoa.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, há uma ineficiência estatal a qual não intervêm intervém nesses casos de forma adequada. O artigo V da Constituição federal de 1988 diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". (Melhore a relação da discussão com o período anterior) O que entra em contradição com relação ao racismo no futebol. São registradas denúncias de crimes de ódio e (Vírgula) entre elas, as relacionadas ao racismo. Em 2021, por exemplo, foi contabilizado 638 atos de racismo (Apresente a fonte). Esse número extravazador mostra a ineficiência estatal.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que a lenta mudança de mentalidade e a ineficiência estatal devem ser solucionadas. Para tanto, o Ministério da educação -órgão responsável por um ensino de qualidade- promova palestras, por meio de escolas. Não obstante, deve haver a aplicação das leis já presentes no código penal por meio do Estado. Desse modo espera-se que o racismo no futebol seja combatido. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |