Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) realizada em campo durante o jogo ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
O racismo no século XXI (Vírgula) principalmente na Espanha, onde o crime é chamado de ofensas, não chama atenção de governantes, (Justaposição) em um jogo entre Valentina e Real Madri, o jogador Vinícios Junior foi chamado de macaco. Hulk do atlético mineiro foi chamado de macaco. Existe vários casos de racismo, mas além disso atletas têm problemas psicológicos. (Vírgula) como depressãõ depressão. (Reestruture. Melhore a progressão de ideias)
(Melhore a estratégia coesiva) Um jeito simples, (Sem vírgula) para combater com tanto descaso é a CBF clube brasileiro de futebol (Confederação Brasileira de futebol) junto com o governo federal estadual e municipal aplicarem aulas de combate ao preconceito em escolas, universidades, fazer novas leis e divulgar em tv (Vírgula) aparelhos tecnológicos, panfletar em lugares públicos. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |