A Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência é um dispositivo para promover e assegurar igualdade social dessa parcela da população com o restante da sociedade no exercício de direitos e liberdades fundamentais. Conquanto, tal código não tem reverberado na prática quando se observa os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Diante dessa perspectiva, torna-se necessária a análise dos fatos que favorecem a existência desse problema. (Formule a tese)
Em primeira análise, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de inclusão social. Nesse sentido o problema vai permeando na sociedade e resultando na falta de oportunidades para o grupo social. Essa conjuntura, (Sem vírgula) contraria as ideias do sociólogo Èmile Émile Durkheim, já que o Estado não oferece à a seus cidadãos a inclusão social, o que lamentavelmente é evidente no país. Ademais, é fundamental apontar a falta de acessibilidade como impulsionador dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no Brasil. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), a cada 100 pessoas no mercado de trabalho, apenas 28 são com algum tipo de deficiência. Diante de tal situação, é notório que empresas deixam de investir em tais estruturas, por não haver devida fiscalização e incentivo pelo Ministério Público Federal, resultando na falta de oportunidade. Portanto, é inadmissível que essa situação continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses desafios. Para isso, é fundamental que o Ministério Público Federal, por meio das Secretarias Da Pessoa com Deficiência (Vírgula) deve fiscalizar e garantir o cumprimento das leis por parte desses locais e empresas, também que crie programas de incentivo a inclusão social no mercado de trabalho, por meio de estruturas, como rampas, obrigatoriedade de legendas, ensino de libras para o público em geral, e vagas inclusivas, com a finalidade de aumentar a quantidade de pessoas com deficiência no mercado. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |