Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que as pessoas com deficiência enfrentam desafios no mercado de trabalho. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da negligência governamental e do preconceito. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante o descaso governamental. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada , visto que pessoas com deficiência vêm sofrendo dificuldades ao adentrar no mercado de trabalho, já que não há adaptações suficientes para essa minoria e nem formas adequadas delas se comunicarem. O Estado como autoridade deveria atender a essas necessidades, para assim, (Sem vírgula) fazer jus ao que foi dito pelo pensador.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar o preconceito como outro fator que contribui para que as pessoas com deficiência continuem enfrentando dificuldades em ambientes de trabalho. Posto isso, de acordo com o filósofo Voltaire, o preconceito é opinião sem conhecimento. Diante de tal exposto, podemos dizer que a sociedade é ignorante e precipitada quando julgam cidadãos portadores de deficiências apenas por serem diferentes, acarretando diversos traumas e mais dificuldades para poderem viver normalmente em sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre este problema. Para isso, o Poder Público deve criar campanhas de conscientização sobre as pessoas portadoras de deficiências e os desafios que elas enfrentam, por meio de rádio, jornais e televisão, com o fito de acabar com o preconceito. Tal ação ainda pode contar com investimentos em adaptações para essa parte da população, anulando algumas das dificuldades enfrentadas pelas mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |