Na novela “Viver a vida” é contada a história de Luciana que (Vírgula) após ficar paraplégica (Vírgula) não consegue mais trabalhar como modelo, por não aceitarem que ela desfile de cadeira de rodas. Partindo da ficção, tal história se encontra presente na realidade brasileira, em que as pessoas com deficiência (PcDs) enfrentam desafios para ingressarem no mercado de trabalho, isso pela falta de vagas direcionadas aos deficientes e a ausência de estrutura adequada nas empresas para essas pessoas. Por isso, essa problemática precisa ser debatida para ser sanada. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, a falta de vagas direcionadas exclusivamente para pessoas com deficiência fomenta a baixa presença delas no mercado de trabalho. Seguindo nesse viés, no atual quadro de funcionários ativos no Brasil, apena 28,3% são PcDs, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizando uma mínima participação quando comparada com a das pessoas não deficientes, que soma 66,3%. Dessa forma, os dado evidenciam o preconceito na contratação desse grupo de pessoas, devido as às ideias distópicas de que elas não seriam capazes de realizar sua função normalmente, levando ao capacitismo- a discriminação com contra deficientes. Desse modo, é preciso a atuação das empresas reservando vagas especialmente para as PcDs.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de estrutura adequada, como rampas e portas largas, impossibilita que os deficientes, como cegos e paraplégicos, tenham o acesso pleno ao seu local de trabalho. Nesse sentido, apenas cerca de 30% das empresas brasileiras, segundo o G1(2022), apresentam estrutura apropriada para acomodar as necessidades das PcDs. Como consequência disso, em grande parte das empresas, os deficientes não conseguem se locomover, acessar o banheiro e se comunicar, por exemplo, levando, de forma compulsória, a abdicarem do emprego pela falta de acessibilidade. Logo, faz-se necessária a dissolução dessa conjuntura, propiciando um ambiente de trabalho digno as pessoas com necessidades especiais.
(Boa estratégia coesiva) Diante o exposto, portanto, torna-se preciso tornar o mercado de trabalho inclusivo para os deficientes. Para isso, é dever das empresas empregadoras reservarem vagas exclusivamente para as PcDs, por meio de políticas de inclusão que vissem tornar o ambiente de trabalho mais diverso, a fim de contemplar todos que desejem participar do meio laboral, independente das suas comorbidades. Junto a isso, essas mesmas empresas devem ser estruturadas conrretamente para atenderem as necessidades de locomoção e acessibilidade dos deficientes (Vírgula) tornando o ambiente compatível para todos, assim, indo contra o capacitismo que é exemplficado na novela "Viver a vida". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |