Segundo o poema "No meio do Caminho" (Vírgula) de Carlos Drummond, a pedra que recorre ao texto está indiretamente relacionada, conforme o escritor, às controvérsias ainda enfrentadas pela sociedade. De maneira análoga, o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência ainda é uma questão problematizada atualmente. Com isso, a inadaptação dos espaços e o desenvolvimento do capacitismo do Brasil são alguns dos aspectos relacionados à questão dos obstáculos enfrentados pelos deficientes na vida profissional. (Muito bem. Formulou a tese)
De antemão, destacando, em primeiro lugar, a falta de adaptação nos espaços, vale dizer que essa proposição implica tanto no local de trabalho quanto no deslocamento do indivíduo. Por exemplo, a ausência de rampas para cadeirantes, a demanda ao chegar no local de trabalho quanto a acessibilidade nos transportes públicos, a escassez de intérpretes para orientar o deficiente auditivo são elementos nítidos que contribuem para o baixo índice da inclusão social dessas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, é importante lembrar que essas dificuldades vêm recorrendo no processo retroativo do deficiente, desde o ensino básico - incluindo a falta de um ensino adequado ao tipo de deficiência - até a qualificação para o primeiro emprego.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressaltando, em segundo lugar, (Cuidado para não ficar redundante) a discriminação contra as pessoas com deficiência, é notável que essa prática interfere no desenvolvimento profissional e na formação, porquanto elas são rejeitadas pelas empresas que levam em consideração a incapacidade de atender às necessidades de trabalho. Em nota, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) apontou que as pessoas com deficiência com 14 anos ou mais tinham menos taxa de participação no mercado de trabalho e de formalização; (Vírgula) o que revela uma ligação parcial com o capacitismo. Pela mesma razão, esse preconceito também problematiza nos ramos psicológicos, na autoestima e, sobretudo, na expectativa de vida, deixando-os a cada dia neste "cenário sem fim".
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos, é necessário, portanto, que as instituições que oferecem qualquer tipo de trabalho formal, (Sem vírgula) atenda às devidas adequações de trabalho ao deficiente, como: a disponibilidade de rampas e de veículo particular para o acesso facilitado de entrada e de deslocamento à empresa ao cadeirante, e agregar o profissional de intérprete de libras à comunicação social no ambiente de trabalho, a fim de direcionar o deficiente auditivo. E, por fim, incentivar a conscientização contra o capacitismo através das ONGs (Desenvolva a sigla), utilizando-se de palestras e seminários nas escolas e universidades, e, inclusivamente na internet, com o objetivo de combater a discriminação para que tenha-se (Particula atrativa) um aumento da participação dos deficientes no mercado e uma comunidade equitativa. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |