Por meio da guerra, de uma infecção ou de uma doença de berço, alguém pode perder algum membro, proficiência cognitiva ou parcela da percepção. Tal mazela é acompanhada do preconceito de muitos, levando-lhes a discriminação e ao desemprego. Portanto, os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho são: o "devil effect" e a falta de acessibilidade. (Formulou a tese)
A princípio, David Hume, um grande filósofo escocês, argumenta que a razão segue a emoção, não o contrário, acarretando que a racionalidade pode estar a serviço de comoções irracionais. Ademais, o vencedor do Nobel, o doutor e psicólogo Kahnemman, mostrou que pessoas feias e debilitadas são atormentadas pelo "devil effect", quando a aparência de alguém leva os outros a pensar que essa é moralmente inferior ou menos capaz. Dessas duas frases, nota-se que o deficiente precisa, mais do que os outros, provar-se merecedor, visto que suas incapacidades e sua aparência o fazem alvo do demérito, do mau-olhado e da discriminação, a dificultar sua vida no mercado de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, por intermédio da visão e da audição, um indivíduo tem acesso a uma vasta gama de ferramentas produtivas, como plataformas de aprendizado online, livros, conversas, locais e etc. No entanto, há, por meio da linguagem de sinais e de outras remediações, maneiras de entregar-lhes, (Sem vírgula) a surdos, a desmembrados e a cegos, (Sem vírgula) o acesso ás às facilidades da maioria. Apesar disso, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), a maioria das cidades brasileiras não tem infraestrutura suficiente para inclui-los efetivamente, acarretando segregação e falta de acessibilidade às possibilidades da vida. Isso exige que o deficitário se esforce mais para achar fontes de engrandecimento pessoal e, (Sem vírgula) para fins de mercado, (Sem vírgula) profissional, dificultando seu bolso, sua estabilidade financeira e o total de sua vida. (Reestruture e apresente as ideias com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, nas suas carreiras, sua condição limitante leva-os ao "devil effect" e à inacessibilidade. Para que tal situação seja impedida, o STF (Desenvolva a sigla) deve, através de medidas como criar leis, forçar (Reveja o verbo) outros poderes e interferir nas administrações municipais, entregar-lhes o respeito e a acessibilidade. Isso permitirá que os deficitários sejam produtivos membros do Brasil. Ademais, a detalhar os resultados dessas ações, acessando conhecimentos e locais que antes não eram acessíveis, eles poderiam renovar no ramos da literatura e da arquitetura, pois suas perspectivas singulares podem trazer novos paradigmas literários e arquitetônicos. Isso enriqueceria a cultura mundial. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |