O Parnasianismo foi um movimento literário do século XVIII que valorizava a escrita rebuscada e formal, desse modo, aqueles que não possuíam escolaridade suficiente encontravam-se excluídos e impedidos de apreciar as obras da época. De forma análoga, encontram-se (Vírgula) semelhantemente excluídas, as pessoas com deficiência do mercado de trabalho (Reformule), uma vez que, (Sem vírgula) são subestimadas por suas dificuldades. Assim, é válida a análise dos fatores que interferem nos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro, ressaltando-se a negligência governamental e o conformismo social. (Muito bem. Formulou a tese)
Com efeito, é importante pontuar que os desafios enfrentados pelas pessoas deficientes no mercado empregatício deriva da negligência governamental. Perante o exposto, a Constituição federal de 1988 prevê em seu artigo 5° que a pessoa com deficiência deve ser protegida de qualquer forma de discriminação e negligência, entretanto, observa-se que tal artigo do documento nacional não é posto em prática, na medida que, (Sem vírgula) o Estado age como discriminante devido a à falta de investimentos em infraestrutura que facilite a livre e prática circulação de pessoas com deficiência, principalmente no transporte público e nas vias urbanas, uma vez que, (Sem vírgula) são os principais meios utilizados pelos trabalhadores diariamente. Além disso, a falta de investimentos em políticas públicas de inclusão intensificam a escassez de chances de emprego concedidas a esse público. Dessa forma, a omissão governamental impede pessoas deficientes de ter fácil acesso a empregos e oportunidades.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o conformismo social age como promotor da problemática. A cerca Acerca disso, o sociólogo Georg Simmel propôs o termo "atitude blasé" que refere-se (Particula atrativa) a situações em que o cidadão age com indiferença em momentos que deveria dar atenção, ou seja, é cordial com as formas de exclusão manifestadas. Concomitantemente, as empresas privadas brasileiras não buscam proporcionar um ambiente de acolhimento e diversidade, uma vez que não aplicam recursos com este objetivo e não consideram-no uma prioridade. Ademais, a sociedade brasileira também mostra-se de acordo com as formas de exclusão manifestadas, devido a à ausência de senso crítico para a inclusão de deficientes no ramo empresarial e a à falta de importância direcionada a campanhas de conscientização. Desse modo, as empresas privadas (Vírgula) juntamente aos cidadãos, mostram-se cômodos a situação de descaso e dificuldade enfrentadas por pessoas especiais no âmbito brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, esse cenário de desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho precisa ser ultimado. Desse modo, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, órgão responsável pela inclusão de pessoas com necessidades especiais, o envio de verbas às secretarias estaduais com objetivo de realizar investimentos e melhorias no departamento urbano e automobilístico, principalmente no setor público, com enfoque em proporcionar uma maior facilidade de locomoção a portadores de deficiência (Apresente o meio). Além disso, cabe a empresas privadas promover, com o auxílio das mídias digitais, campanhas que englobem o público e visem a inserção de pessoas deficientes no mercado de trabalho. Dessa forma, a exclusão promovida pelo movimento parnasiano do século XVIII aos desprevenidos de escolaridade, não será reproduzida pelo mercado de trabalho às pessoas com deficiência.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |