Embora a Constituição federal de 1988 assegure acesso aos direitos fundamentais para o mantimento do equilíbrio social, infelizmente isso não se concretiza na realidade brasileira. A exemplo disso, pode-se citar a extrema dificuldade dos deficientes na inserção do mercado de trabalho, situação que interfere no bem-estar da nação. Logo, faz-se necessário analisar e intervir nas causas dessa problemática. (Formule a tese)
Diante deste cenário, a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho pelos deficientes se mostra agravada pela enorme desigualdade social. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o mercado x deficientes representa um problema e longevo, tal como declara Hobbes. Haja vista, (Sem vírgula) o mercado de trabalho não tem interesse em absorver esta mão de obra, porque se faz necessário em investimento em acessibilidade e qualificação deste grupo. Assim, excluí-los se torna um problema cruel e inadmissível que merece ser repudiado pelo Estado e sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é igualmente preciso apontar a invisibilidade dos deficientes físicos como outro fator contribuinte para manutenção do desemprego destes no pais. Por isto, conforme a ONU (Desenvolva a sigla), a inclusão é de incumbência não tão unicamente di do estado e, sim, de toda sociedade e as empresas. Diante de tal exposto, deve-se oferecer mecanismos de inserção dos deficientes no mercado de trabalho por meio de igualdade de oportunidades e livre escolha, não apenas o preenchimento de vagas obrigatórias estabelecidas na lei.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível q o governo, por intermédio do Ministério do Trabalho (Vírgula) promova campanhas educacionais, debates, ofereça incentivos fiscais as às empresas particulares na adequação do espaço de trabalho, cursos de qualificação para os deficientes e inspeções periódicas nos ambientes de trabalho para coletar dados sobre as implementações e avaliações dos colaboradores; (Vírgula) a fim de garantir a solidificação de políticas que visem um equilíbrio na sociedade. Dessa forma, o Brasil poderia poderá superar as demandas relacionada aos deficientes. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |