De acordo com o Artigo 5º da Constituição federal de 1988: “Todos são iguais perante a lei”. No entanto, observa-se grande desigualdade no mercado de trabalho no que diz respeito aos desafios enfrentados por pessoas com deficiência, os quais ocorrem, principalmente, graças a à falta de acessibilidade nas empresas e ao preconceito da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é válido mencionar a falta de ambientes adequados para deficientes nos locais de trabalho. No século XVIII, a Revolução Industrial foi responsável por levar para as fábricas milhares de trabalhadores, porém, sem a infraestrutura adequada para empregados com dificuldade de mobilidade. Do mesmo modo, verifica-se, nos dias de hoje, a ausência de rampas, banheiros especiais, pisos táteis, entre outras adaptações em várias instituições, o que gera grande dificuldade a pessoas portadoras de deficiência que, por conseguinte, não conseguem exercer suas atividades nesses espaços. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar o preconceito por parte dos colegas de trabalho como motivação da problemática. Brincadeiras maldosas, palavras discriminatórias e até mesmo tratamento com pena: todos os dias, milhares de pessoas com deficiência passam por essas situações, inclusive, no emprego. Tal tratamento acontece, geralmente, por falta do conhecimento e educação da população no que se refere às condições desses indivíduos, o que está de acordo com o pensamento do filósofo francês Voltaire, de que “O preconceito é opinião sem conhecimento”. Nesse sentido, percebe-se que a sociedade tem grande influência nos obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, urge a necessidade da criação de medidas para a solução do problema. Portanto, é dever do governo federal, por meio do Ministério da Educação, inserir disciplinas na Base Nacional Comum Curricular com o propósito de educar crianças e adolescentes a respeitar pessoas com deficiência, ensinando formas de se incluir essas pessoas na sociedade, como através da Linguagem Brasileira de Sinais. Somente assim, será possível que pessoas com deficiência tenham um tratamento justo dentro do mercado de trabalho. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |