A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, em seu artigo 23°, deixa claro o direito que todos os cidadãos têm de trabalhar. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando se observa os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tendo como consequência a não inclusão e o preconceito no ambiente de trabalho. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Em primeira análise, a não inclusão de pessoas com deficiência no mercado trabalhista tem aumentado bastante. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (Vírgula) de 23% de indivíduos com deficiência, apenas 0,84 deles ocupa o mercado de produção. Dessa forma, a participação desses cidadãos é de suma importância no mercado trabalhista. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o preconceito no ambiente de trabalho é uma problemática (Vírgula) já que influencia na exclusão e não na inclusão de deficientes. Segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do contrato social, já que o Estado não garante a universalização de um direito social tão importante como a empatia e inclusão para com portadores de deficiência. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, a necessidade de inclusão de indivíduos com deficiência no mercado de trabalho é um impasse que precisa ser resolvido. Desse modo, o Ministério do Trabalho deveria promover programas de inclusão através dos portais de comunicação, como TV's TVs e internet (Vírgula) com o apoio do governo federal, afim a fim de que cidadãos com deficiência possam ter mais oportunidades de emprego. (Truncamento) Configurando assim o contrato social, tal como afirma John Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Discussões pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |