No seriado autobiográfico "Special", o protagonista Ryan busca realizar o sonho de ser um escritor famoso enquanto enfrenta um mercado de trabalho em que é exigido que ele escreva artigos apenas sobre sua deficiência, a paralisia cerebral. Assim, a condição torna-se o fator destaque da personagem e o único tema sobre o qual a sua escrita pode abordar, ignorando experiências de vida e trivialidades, e causando desconforto no autor. Os desafios impostos às pessoas com deficiência no ambiente de trabalho também estão presentes fora da série, sendo possível percebê-los em duas problemáticas: a diminuição do indivíduo e o capacitismo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira instância, é necessário pontuar que, na indústria cinematográfica, atores integrantes de minorias sociais costumam interpretar somente papéis em que essa diferença da cultura dominante cumpre uma função essencial no enredo. Logo, artistas com deficiência não são convidados a contarem histórias descentralizadas de suas dificuldades cotidianas, por isso encontram escassas ofertas de emprego comparadas ao restante da população economicamente ativa (Reestruture essa discussão). Da mesma forma, outros setores de serviço procuram esses trabalhadores muitas vezes para sustentarem o discurso de um ambiente inclusivo que nem sempre é compatível com a realidade. Igualmente, os indivíduos são limitados à deficiência e afastados da plenitude de ser humano.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, os profissionais sofrem preconceito de clientes que subestimam-os (Particula atrativa), recusando-se a serem atendidos ou questionando a qualidade do trabalho. Destarte, o capacitismo enfrentado não restringe-se ao relacionamento com o mercado, mas também com o público. Uma vez que os referenciais de alguém competente são de pessoas dentro dos padrões, a sociedade tende à desconfiança e ao desprezo diante do serviço daquelas com deficiência, ameaçando sua estabilidade financeira e profissional. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que a União aja de modo a combater os desafios apresentados, através de um projeto de escuta ativa dos trabalhadores com deficiência por parte do Ministério do Trabalho, a fim de compreender e elaborar de maneira conjunta a inclusão efetiva de figuras diversas no mercado de trabalho. Ademais, é necessário que o Ministério dos Direitos Humanos construa uma campanha favorável ao Setembro Verde, mês das pessoas com deficiência, distribuindo panfletos informativos para desmantelar a perspectiva capacitista e estereotipada da população brasileira. Sendo assim, será possível garantir oportunidades de emprego e um ambiente trabalhista mais humanizado, que acolha todas as particularidades de seus trabalhadores, ao contrário do que é visto em "Special". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |